quarta-feira, março 14, 2007



Este livro é todo ele um testemunho.

Mais uma iniciativa do Cadin, que toca num tema tão importante para tantos de nós.

O que são os nossos filhos para os seus irmãos? O que sentem essas crianças que também são tão especiais, simplesmente porque nasceram numa realidade tão diferente da habitual...

O que sentem eles? Como pensam? O que são os irmãos para eles? Achei fantástico. Comprei. Estou a ler. É lindo. Choro em cada testemunho.

Uma grande salva de palmas, a todos voçês, IRMÃOS DIFERENTES, IRMÃOS CORAGEM!!!


“CRESCER COM UM IRMÃO «DIFERENTE»”



Em Portugal, estima-se que existam cerca de 100 mil crianças com atraso de desenvolvimento. Crianças que têm família, irmãos e irmãs, e foi a pensar neles que nasceu este livro com base na obra de Don Meyer - “Views from our Shoes – growing up with a brother or sister with special needs”.
Segundo o Director Clínico do CADIn, Dr. Nuno Lobo Antunes, “as crianças com deficiência humanizam a experiência de vida: pode-se errar, fazer disparates, esturricar porquinhos-da-índia, em suma ser-se menos que perfeito e, ainda assim, ser-se Bom. Com deficiência ou sem ela, irmãos são simplesmente irmãos, isto é: uma mistura de bulhas, cumplicidades, ciúmes, partilhas”. É exactamente destes aspectos, que com candura e sentido de humor, as crianças nos falam das consequências de se ter um irmão diferente.
“CRESCER COM UM IRMÃO «DIFERENTE»”, livro da autoria de Ana Aragão Morais e Carmo Teixeira Turquin, ilustrações de Joana Bonvalot e prefácio de Nuno Lobo Antunes, traz-nos os testemunhos de 38 irmãos, dos 7 aos 25 anos, que falam pela primeira vez, da sua experiência pessoal e familiar, da convivência no dia-a-dia, e das suas preocupações com o futuro.
As autoras concluem que, ”crescer com um irmão diferente”, seria mais fácil se as pessoas tivessem a abertura de acreditar, tal como muitos destes jovens nos ensinaram, que, no essencial, a “felicidade não é facilidade”.
Este livro foi apresentado pela jornalista Laurinda Alves em 4 de Novembro último, no auditório do CADIn, e tem a chancela da MediaJúnior (Medialivros).
A venda desta obra reverte a favor do CADIn e pode ser adquirida na própria instituição ou nas livrarias.

3 Comentários:

Às quinta mar. 15, 01:16:00 da manhã 2007 , Blogger Luisa Rey disse...

Olá Tribo!

Descobri esse livro e o "tenho um irmão diferente" casualmente por altura do natal aqui na livraria da rua e foi uma experiencia interessante lê-los porque senti uma enorme familiaridade com o sentido daquelas palavras. A experiencia dos outros é sempre fonte de aprendizagem embora por vezes sinta que nunca sabemos o suficiente..........

 
Às quinta mar. 15, 02:48:00 da tarde 2007 , Blogger Vanessa disse...

Olá, é a primeira vez que entro no teu canto para o conhecer.
Antes de mais apresento-me como sendo irmã de um Jovem com Parelesia Cerebral. Agradeço a "homenagem". Realmente, por vezes, não é fácil ser irmã de um jovem assim. Mas acima de tudo é gratificante, porque este facto tornou-me uma pessoa melhor e mais humana. Sempre dei todo o meu apoio ao meu maninho e claro à minha mãe que considero até hoje uma Mãe Coragem. Aprendi a não descriminar ninguém e a defendê-lo perante a ignorância e falta de sensibilidade da sociedade. E tanto eu como a minha mãe fizemos de tudo para o tornar uma pessoa Feliz e dentro dos possíveis autónoma. Contudo, nem tudo são flores e a transição da idade não foi de todo fácil para ele. Isto envolve não só sofrimento para ele, mas também para nós, principalmente quando o vemos triste e com depressões sem conseguirmos fazer mais nada.

Relativamente ao livro, infelizmente ainda não tive oportunidade de ler. Tenho muita curiosidade. Procurei-o no Natal e estava esgotado. A ver se o vou buscar em breve.

Fica aqui o meu registo (um pouco longo), mas de coração.

Beijinho
Vanessa

 
Às quarta mar. 28, 05:59:00 da manhã 2007 , Blogger Smas disse...

EU gostava de comprar esse livro.
Vou colocá-lo na minha lista de livros a adquirir nas minhas férias de Verão aí em Portugal.
Bjs

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial