terça-feira, fevereiro 27, 2007

Cromossoma 21


Mas o que é a Trissomia 21?
Cada ser humano possui, em cada célula, um número constante de 46 cromossomas (22 pares mais um que define o sexo).
Na Trissomia 21 há uma alteração genética numa das divisões dos cromossomas, da qual resulta uma célula com três cópias do cromossoma 21 em vez de duas. Assim sendo, em vez de uma pessoa ter 46 cromossomas, tem 47. Do ponto de vista científico, a Trissomia 21 pode resultar de três alterações cromossómicas:
95 por cento das crianças afectadas por esta doença tem um cromossoma 21 extra (Trissomia 21 livre). Surge quando um dos óvulos ou espermatozóides tem dois cromossomas 21 em vez de um.
3 a 4 por cento das crianças com Trissomia 21 sofre de translocação, ou seja, o cromossoma 21 está ligado a outro (geralmente o cromossoma 14, 21 ou 22). Neste caso, o indivíduo tem 46 cromossomas mas possui material genético de 47 cromossomas.
A terceira alteração é o mosaico. Os pacientes com esta alteração (cerca de 1 por cento) têm algumas células com 46 cromossomas e outras com 47 cromossomas.
E foi assim que surgiu o meu menino e tantos outros…
Ainda hoje se procura a cura… não se descobriu… descobriu-se que o amor, o acompanhamento, a atenção a aceitação fazem milagres…
Ás vezes penso como seria se encontrassem a cura?
Se encontrassem uma vacina, comprimidos ou operação que originasse que o cromossoma 21 voltasse a ter duas cópias em vez de três.
Parece tão simples não é?
E se fosse?
Quem seria o meu André? O que ele me diria? Iria lembrar-se deste tempo todo?
Iria nascer de novo?
Não consigo imaginar…
Ele é o meu menino lindo, trapalhão e sempre amigo.
Que dá os bons dias com um entusiasmo enorme, que está sempre pronto a vestir-se e a ir para a rua.
Que está sempre pronto a voltar para casa.
Que pensa em todos e é o primeiro a saber se estamos todos incluídos numa determinada actividade
Que abre todas as camas lá de casa.
Que diz aos avós que vai dormir na "minha mãe"
Claro que eu adoraria que ele tivesse 100% de oportunidades como todos os outros…
Mas já nunca mais seria o André que eu conheço.
E que eu ADORO!!!

4 Comentários:

Às terça fev. 27, 02:09:00 da tarde 2007 , Blogger Grilinha disse...

Bem te percebo, querida...


Nós gostamos deles, mesmo com todas as suas "imperfeições"...quem diz que é a perfeição que temos de amar? Só sabemos que ela é melhor para todos porque dá mais garantias...mas seria o André mais feliz?
Adoramos o André assim, com 47 cromossomas e mais nada ! Beijos para todos

 
Às terça fev. 27, 06:47:00 da tarde 2007 , Blogger keridalindinha disse...

Olá, muito bom teres explicado exactamente o que é a trissomia 21!!!
O André é quem é, quem pode ser, quem devia ser, para quê imaginar o que não existe, ele é especial como é, é amado assim e se assim não fosse talvez pudesse ser pior, ou melhor... Quem sabe? É um doce, e se não fosse portador desta doença genética será que o seria? Será que vos acalorava assim tanto o coração?
No outro dia enquanto dava um passeio com a Liane veio um menino portador do mesmo, aproximou-se dela, duma maneira indescritível, duma maneira que digo eu que outra criança não o faria, apeteceu-me ficar ali para que brincassem e ficassem amigos, a mãe dele devia estar apressada não deu... mas digo-te um carinho, não há nada melhor e mais rico.
Viva o André!!! Muita saúde!
Beijinhos grandes para vós.

 
Às quinta mar. 01, 11:58:00 da manhã 2007 , Blogger Balança KO!| disse...

Pois eu se voltasse atrás queria o meu filhote também igualzinho... com todos os problemas e com todas as bençãos que me trouxe!
Com toda a sua alegria e teimosia!!!
:)
Já reparaste como a T21 é irónica? Supostamente quem tem um cromossoma a mais deveria ser "MAIS"!!
Deveria ser melhor!
Pois de uma coisa te garanto: o teu filhote é sem dúvida o MELHOR FILHOTE que alguma vez poderias ter tido!!
Estes nossos amores especiais ensinam-nos tanto, não é amiga?
Beijões para ti, muitos!!!!
Cláudia

 
Às sábado mar. 03, 04:28:00 da manhã 2007 , Anonymous Anónimo disse...

Ola,minha querida!

É engraçado,estava lendo os teus Posts e tu falaste da novela Paginas da Vida!Exatamente,hoje foi o ultimo capitulo da novela e eu que também não sou de ve-las...esta eu assisti e foi para o Brasil algo muito importante para a conscientização das pessoas sobre a criança especial.Mexeu com todo mundo!
Não vou contar o final!!hihi
O André e a Giovana são presentes de Deus para as nossas vidas e a presença de suas vidas em nossas vidas não teria sentido se não existissem exatamente como o são!!
Muitas e muitas felicidades e muitos beijinhos de Nani e Gigi.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial