sexta-feira, setembro 22, 2006

Regresso às aulas



Esta semana foi marcada pelo regresso às aulas.
Para o André a escola é uma alegria.
Os meus filhos têm a sorte e a felicidade de poderem desfrutar de dois meses de férias.
Férias à séria, longe de casa, longe de escolas, Atls e afins.
Começa com 1 mês na praia com os meus pais, depois com quinze dias de praia connosco e mais quinze dias na aldeia com o pai.
E depois o regresso…. E mal o André regressa a casa ele já sabe que a Escola está perto… vai buscar a mochila, coloca perto da porta (o sítio onde fica normalmente em tempo de aulas) e pergunta uma série de vezes? "Escola"?
Sim, André, a escola começou.
E agora lá anda ele todo contente. Está na 3ª classe curricular, mas apenas para acompanhar os meninos pois ele ainda não consegue escrever bem o nome.
A esse nível o meu filhote ainda está a tentar pôr-se de pé, para depois tentar andar.
Para ele a escola é: vestir-se de manhã, por a mochila às costas, chegar lá, sentar-se na cadeira, pendurar a mochila, tirar o caderno… mas depois… depois é que são elas….
A concentração é pouca… a vontade… não sei…
Para tudo o resto, ele quer tentar tudo, experimentar sozinho…
Mas tentar escrever ou ler…
Penso que talvez seja por não ver logo resultados.
Vou esperar… e tentar ajudar….
Todas as manhãs me pergunta quem o vai levar à escola (normalmente é o kiko), quem o vai buscar (normalmente é o avô) e quem o vai buscar aos avós (normalmente sou eu).
Depois, pergunta se com a mana é igual.
A seguir pergunta se vou trabalhar para Lisboa.
Todos os dias de manhã, faz estas perguntas.
Sai à mãe. Gosta de planificar as coisas.
Ele ainda não fala muito, mas a esse nível tem feito mais progressos. Mas também só fala do que quer.
Quando à noite lhe pergunto como foi o dia, fica calado.
Depois pergunto: "Foi gira a escola André?"
"Foi"
Pergunto se esteve com a Terapeuta da fala (de quem ele gosta imenso)
Resposta:
- "Foi"
E o que fizeste com ela André?
"Foi"
O André tem imensa dificuldade em exprimir acções passadas com ele. Em contá-las.
Apenas vai conseguindo exprimir desejos
"- Vamos aos baloiços?"
Ou seja, fala mais do futuro. Do passado não.
Bom… costuma-se dizer: " Bola para a frente que atrás vem gente"
Olhos postos no futuro, filhote!

8 Comentários:

Às sexta set. 22, 01:07:00 da tarde 2006 , Blogger Grilinha disse...

Que maravilha...cada criança com o seu ritmo e aprende a respeitar o dele...podes sempre que tiveres tempo ajudá-lo com imagens associadas a palavras... etc e outras técnicas que não conheço, ams que sei que existem...a terapeuta da Diferenças disse-me que um pai de tanto mostrar imagens todos os dias fez uma criança com sindrome de down com 3 anos dizer mais de 500 palavras...tanto tb não, mas podemos fazer coisas deliciosas com eles !!! E que os ajudam na aprendizagem....Muito sucesso é o que desejo para vocês ! Beijos e bom fim de semana.

 
Às segunda set. 25, 11:22:00 da manhã 2006 , Blogger ... disse...

Para a frente é que é o caminho!!!!


Boa semana para si!

 
Às segunda set. 25, 04:29:00 da tarde 2006 , Blogger Joana disse...

Este blog encheu-me o coração! Que força, que emoção, que amor, que se sente! Vou voltar... como eu costumo dizer " Bola prá frente, Vicente! Boa semana! Joana e Vicente

 
Às segunda set. 25, 05:21:00 da tarde 2006 , Blogger cloinca disse...

Olha.. conheces este livro?: "Síndroma de Down: leitura e escrita. Um guia para pais, educadores e professores", da colecção de Necessidades Educativas Especiais, da Porto Editora. Autores: Maria Vitoria Troncoso e Maria Mercedes del Cerro.
Acho que este livro está muito bom, bem escrito e acessível.
Se não o conheces, procura na FNAC, foi lá que comprei o meu.
No que eu te puder ajudar, relativamente ao teu André, e tendo plena consciência que só agora estou a iniciar este complexo mas belíssimo caminho, conta comigo!
Beijos,
Cláudia

 
Às terça set. 26, 09:44:00 da manhã 2006 , Blogger Smas disse...

cada criança a seu ritmo e o teu lindo menino vai aprendendo aos poucos a caminhar.
Bjs grandes

 
Às quinta set. 28, 12:42:00 da manhã 2006 , Blogger Maria disse...

no inicio e´sempre mais complicado para todos, mas tudo vai continuar bem.
bjnho

 
Às domingo out. 01, 10:33:00 da tarde 2006 , Blogger cloinca disse...

Minha linda...
Se tu soubesses a diferença que o teu email fez...
Quando puder mando-te um email de volta.
Obrigada por tudo!
;)

 
Às segunda out. 02, 06:25:00 da manhã 2006 , Anonymous Anónimo disse...

Ola,
O começo das aulas sempre geram espectativas...de um ano letivo diferente ,de mudanças!
E cada criança especial ou não tem seu ritmo...e temos que respeitar!O que vejo a cada dia é como eles aprendem,as coisinhas minimas,as mais delicadas!
A minha filha ama ir para escola...e as vezes quando pergunto o que fez...ela me diz"não quero falar"!De um tempo para cá,ela de vez em quando fala alguma coisa!Mãe...a gente chega lá!Vamos olhar sempre para frente!
beijinhos de Nani e Gigi.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial