quinta-feira, agosto 17, 2006

O primeiro

Olá!

Esta é a minha aventura pelos blogs. Não percebo muito disto, mas de certeza que vou aprender. É um mundo novo para investigar!!!

Decidi criar este blog para poder partilhar convosco a minha experiência. Como mãe e como mulher!

Principalmente, como mãe especial.

Há nove anos a minha vida mudou.

Há nove anos, fui mãe pela primeira vez. O André foi muito esperado e muito desejado. Planeado também.
Mas com os filhos chega uma nova vida e o André resolveu trazer uma surpresa enorme com ele.
Um filho é sempre especial, mas o meu filhote queria ser ainda mais especial. Ele não se contenta com pouco...
O André chegou ao mundo com a notícia (dada de forma informal e descontraída como se fosse a coisa mais normal do mundo) que era portador de Trissomia 21.
A partir daí, o mundo mudou de cores. Cores que mostraram novos lugares. Os lugares passaram a ser diferentes. Diferentes em tamanhos. Tamanhos que se transfomavam em dores. Dores profundas e imensas. Imensas como o amor que também nasceu. Nasceu com uma força e uma fé enorme.
Fé essa que me fez perceber que a única coisa que importava era fazer o máximo para que o meu filho fosse feliz.
Percebi que só dessa forma poderia ser feliz também.
Percebi que não tinha o direito de forma alguma de ficar triste e ou desistir. Ela precisava de mim. E eu, ao contrário dele que era um pequeno bebé, tinha todas as capacidades de o poder ajudar.
Claro que não foi fácil. Aceitar um mundo novo, uma realidade diferente não foi fácil. Foi mesmo muito dificil. Felizmente tive o apoio de toda a a família e amigos.
Procurei ajuda e toda a informação possível.
A coisa que mais retive, foi quando, nas minhas incertezas de mãe, querendo saber que grau ele tinha (se era leve, forte), se ia andar, se ia falar, o que iria acontecer e apenas encontrava respostas vagas, como: cada caso é um caso... (Que realmente é uma enorme verdade, mas que para uma mãe desesperada à procura de algo a que se agarrar, era muito pouco), encontrei a resposta.
" Apenas há dois tipos de trissomia 21. Aqueles que nunca são aceites, que são rotulados de "deficientes" e assim ficam. E aqueles que são aceites, que são amados tal como eles são: diferentes, mas pessoas com direito a serem felizes."
Não precisei de procurar mais respostas. O meu filho seria sempre aceite. Com os seus ritmos, as suas diferenças. E com todo o meu amor de mãe. Para sempre.

Como já disse, passaram 9 anos. Aprendi a viver a aqui e agora. Voltei a sorrir. O André sorriu e com ele a minha vida encheu-se de esperança. O André andou. O André mostrou-me que não havia motivos para ter tanto "medo". O meu filho transformou-se numa criança feliz.
Passados dois anos, nasceu a Catarina. A menina dos nossos olhos. A "mana", como ele diz. Sim, que o André está agora a dar os primeiros passos nas palavras e nas frases. Ainda tropeça muito e ainda só "anda" um bocadinho neste universo que é a comunicação. A irmã, essa fala pelos dois.

A catarina chegou, refilona e muito menina. Chegou para nos ensinar a todos que enquanto há vida hà esperança. Chegou para amar o irmão e para provar que nunca devemos desistir.

O André ganhou outra mãe. Uma menina de olhos castanhos, grandes muito senhora de si.

Mas estas coisas não são fáceis para ninguém. Tanto eu como o pai do André eramos ainda uns miúdos quando ele nasceu, tinhamos 24 anos. Muitas coisas aconteceram e um dia, decidimos que o melhor para todos seria seguirmos os nossos caminhos separados um do outro. Um do outro, mas nunca dos nossos dois filhos, que eram e seriam sempre a luz que nos guiava.

Mais uma etapa, mais um mundo novo com novas cores que começei a conhecer há 4 anos. Em todas as etapas de nossa vida, devemos acreditar que alguém guia os nossos passos. Eu pelo menos sempre o senti. Saber se tomamos as melhores decisões para nós ou para os nossos filhos é sempre dificil.
Acreditei que se eu me sentisse feliz, estaria nas melhores condições para os acompanhar.

Noutro post, contarei mais novidades (porque claro, que há mais novidades em 4 anos).
Apenas pretendo deixar uma mensagem para todos os pais que encontram obstáculos nas sua vida algo inesperados. Não desistam. Acreditem em voçês. Todos temos uma missão. Alguns de nós, fomos "escolhidos" , porque temos algo "especial". Força!!!

14 Comentários:

Às quinta ago. 17, 01:11:00 da tarde 2006 , Blogger Grilinha disse...

Benvinda à blogosesfera !!!!Sinto-me honrada por ser a primeira a comentar. Tenho muitos comentários a fazer...muitos....mas isso até dá para um post. Admiro-te. Muito. Parabéns por não baixares os braços. Vou seguir a tua história. É apaixonante ! Espero ansiosamente por outros post. Se precisares de algo ou alguma informação técnica manda-me um mail que está no meu perfil.

 
Às quinta ago. 17, 02:31:00 da tarde 2006 , Anonymous Anónimo disse...

Cheguei aqui atravez do blog da grilinha que é uma pessoa, que sem a conhecer pessoalmente, eu admiro imenso. Alias como admiro todos os pais que por terem um filho diferente, conseguem agir com ele, como se ele não fosse diferente. Sei que não deve ser fácil tanta coragem,tanto empenho,tanta dor, por vezes e é isso que me admira...
Beijos grandes

 
Às quinta ago. 17, 04:51:00 da tarde 2006 , Blogger sissi disse...

s~e bem vinda a este mundo dos blogs...

 
Às quinta ago. 17, 05:03:00 da tarde 2006 , Blogger Smas disse...

Vim cá através do blog da grilinha que adoro e tive o prazer de conhecer nas minha férias em Portugal este ano.
Vou voltar para seguir a tua história de coragem.
Força.
Bjs

 
Às quinta ago. 17, 05:04:00 da tarde 2006 , Blogger Mãezana disse...

Pois é...também cheguei aqui pela minha querida amiga (que, apesar de virtual, eu adoro, a Grilinha! Não é a primeira vez que ela me surpreende com a apresentação de novas amigas e ...tenho a certeza que tu serás mais uma amiga a adoptar! Tu e o teu André!
Para já, parabéns pela coragem deste post! Vais ver que escrever é mais uma terapia!
1 beijo grande, Maezana.

 
Às quinta ago. 17, 08:17:00 da tarde 2006 , Blogger Mae Frenética disse...

Vim cá pela grilinha!

Um beijinho grande e bem vinda à blogosfera!

 
Às quinta ago. 17, 08:32:00 da tarde 2006 , Blogger Grilinha disse...

Não consigo comentar o post acima...será que sou eu que não estou a atingir...ou andaste a ter as tuas primeiras desavenças bloguísticas...ai, ai...os computadores são uma aventura !!!

 
Às quinta ago. 17, 10:33:00 da tarde 2006 , Blogger Ck in UK disse...

de facto es guerreira!

 
Às sexta ago. 18, 02:11:00 da manhã 2006 , Blogger Just Me...S disse...

Olá
Bem vinda a este mundo que eu aprendi chamarem de blogosfera. Cheguei através da Grilinha que é uma mãe coragem incrivel...estou a ver que acabei de "tropeçar" noutra... :))
Voltarei para continuar a seguir a tua historia, mesmo que não comente, posso ter passado por cá, pois o tempo escasseia :(
Beijocas kidas
S

 
Às sexta ago. 18, 02:30:00 da manhã 2006 , Blogger RB disse...

se bem vinda!!!!!!!!!!!!!
vou gostar de aqui vir!
um beijão ao andré

 
Às sexta ago. 18, 11:00:00 da manhã 2006 , Blogger keridalindinha disse...

Olá, tentei comentar no post de cima e não consegui...
Benvinda ao mundo dos blog's, adorei o blog, fiquei tocada com a história, vou voltar sempre para estar a par das novidades.
Beijinhos grandes para ti, André e mana.

 
Às sexta ago. 18, 11:01:00 da manhã 2006 , Anonymous Anónimo disse...

Minha querida! Benvinda à blogosfera!
Eu vim cá parar, meio às cambalhotas pelas mãos da Grilinha... que conheci de um modo curioso... e que me incentivou a criar um blog... mas isso fica para outro comentario, talvez para um post.
A verdade é que não a conheço pessoalmente e é das pessoas mais queridas neste espaço virtual, que de virtual nada tem, porque as amizades que se formam são bem reais!
Ao entrar no teu blog até me arrepiei: o mesmo template (o mesmo fundo verde cor de esperança... o mesmo aspecto), o teu filhote com o mesmo nome que o meu... ambos especiais!
Se quiseres podes ler a minha história num dos primeiros posts ou então, toda sintetizada num post do blog Pais Eficientes.
No meu blog tem também um espaço dedicado a mães muito especiais... todas elas com filhotes diferentes, mas muito especiais!
Arrepiei-me ainda com o problema do teu filhote, a T21..
Sou APAIXONADA por crianças, jovens e adultos com esse problema: tenho uma tia, que é a luz dos meus olhos, e que tem T21... com a qual fui criada, e que amo de paixão! (criei um blog para ela: "Se eu fosse", está também nos meus "links especiais" e nos "links da Familia").
Estou também a tirar uma especialização em educação especial, precisamente sobre T21.
Estou a criar um cd interactivo, que pretende ajudar crianças com T21, pensado nas suas necessidades especificas... um cd educativo que aposta no desenvolvimento da atenção auditiva. Ainda está em fase de elaboração, estou a escrever tb a parte teórica.. ainda tenho um longo caminho pela frente. Tenho muita coisa, muita bibliografia sobre o assunto... se precisares eu envio para ti!
Entretanto, diz-me só... vives em que zona do país?
Eu sou do Porto... gostava de um dia te conhecer.. e ao teu filhote.
Eu e a Grilinha estamos há meses largos para nos conhecermos pessoalmente... mas com a distancia Porto /Lisboa tá difícil.
Bem... já falei muito... vou ler o teu outro post... resolvi começar a ler pelo principio!
Benvinda mais uma vez! E conta comigo para o que precisares!
Beijos!!!!

 
Às quarta set. 13, 12:34:00 da manhã 2006 , Blogger Carla Dantas disse...

Benvinda à blogosesfera...

Fiquei apaixonada pela tua história e vou de certeza segui-la em todos os posts.

Obrigada por partilhares connosco a tua experiência.

 
Às sábado nov. 18, 04:37:00 da manhã 2006 , Anonymous Anónimo disse...

Ola!tenho 34anos,e como tu tambem tenho um filho com t21,com quase 9 anos.Gostei muito do que escreveste,principalmente no post de entrada.Revejo-me de sobremaneira nele.So demonstra que as pessoas que tem em maos o problema que nos temos,sao pessoas com muita força e uma positividade acima da media.O que os outros pensam que e a nossa tristesa. é afinal a nossa maior fonte de alegria.Continua!tambem tenho um blog onde falo do meu filho.Se quiseres espreitar!trissomia21.blogs.sapo.pt

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial