quinta-feira, agosto 24, 2006

Finalmente uma foto!!! As minhas aventuras para me entender com o blog não acabam e o tempo é escasso. Estes são os meus amores. Com o tempo vou colocar mais fotografias, mas neste momento esta é a única que tenho no PC. São lindos não são?
Foi na festa de encerramento do Atl antes do Verão. Têm andado sempre juntos na escola e é como eu digo. O André tem uma mãe em casa e outra sempre ao lado dele. Ela está sempre atenta ao que lhe fazem. É mesmo protectora. É claro, que, outras vezes também se chateia com ele... mas nunca dura muito tempo.
Ás vezes há perguntas difícieis... " Mãe... porque é que o André nasceu assim? Porque é que ele não é um menino como os outros? "... Ufa... não é fácil... " Porque nem todos os meninos nascem completamente saudáveis... porque as flores não são todas amarelas e os dias não são todos cheios de Sol. Porque temos de aprender que a vida se apresenta em diversas formas e devemos respeitar e amar todas essas diferenças".
" Mãe, mas na escola os meninos ás vezes gozam com o André e não brincam com ele..."
Ufa, ufa... aceitar isso no meu coração de mãe. Tentar entender isso no meu coração de mãe. Tentar explicar isso sem demonstrar nada do que sinto.... " Os meninos ás vezes não sabem como lidar com o André e reagem a isso dessa forma. Com o tempo, com a ajuda de meninas como tu, dos pais deles e dos professores, eles vão perceber que o André é apenas um menino diferente. E vão deixar de fazer isso..." .
" Claro mãe, eu explico sempre isso. O meu irmão não tem culpa de ser assim..." E ela termina a conversa, tranquila, acreditando nas minhas palavras.
E eu fico a tentar acreditar também. Apetece-me entrar na cabeça de todos os pais e professores da escola. Do mundo inteiro. Apetece-me explicar-lhes, que eles devem esclarecer os seus filhos, que as diferenças existem e devemos respeitá-las. Lidar com eles da melhor maneira. Depois lá respiro fundo. Começo tal como a minha menina a acreditar nas minhas palavras. Até porque do outro lado, há as meninas, que são mais protectoras.
Quando o vou levar de manhã e as colegas estão à porta da sala e ele se senta no banquinho, pergunto-lhes: "tomam conta dele?" "Sim, claro, pode ir" e uma agarra na mão, a outra na mochila. A outra diz-lhe para estar sentado. E eu vou-me embora sentindo-me mais leve. Acreditando cada vez mais nas minhas palavras!


11 Comentários:

Às quinta ago. 24, 01:04:00 da tarde 2006 , Blogger Grilinha disse...

Pois minha querida...são de atitudes de mães como tu, de irmãs como a tua filha...que começamos a mudar aos poucos o mundo. Como vês pela afluência da blogoesfera, o mundo ainda está cheio de pessoas que aceitam muito bem a diferença e irão ensinar os filhos a aceitá-la. E nós acabamos por nos rodear de pessoas simplesmente fantásticas ! Escrevi um post sobre isso chamado selecção involuntária. Mas as crianças...mesmo bem formadas, agem de forma muito imprevisível...Tudo que é diferença serve para "rotular"....Quando tinha 7 anos gozava com um menino porque ele chuchava no dedo !!! Porquê...porque são crianças...temos de ter paciência...e corrigir...ir educando bem. Os meus parabéns pela excelente mãe que demonstras ser. Pelo orgulho nos teus filhos, ainda para mais com os 2 a teu "cargo"...Contaram-me hoje de um caso de colégios na zona do barrreiro não aceitavam um menino com sindroma Down...é tão triste. Obrigaram a mãe a pô-lo bem longe de casa. Quando sabemos que crescem melhor em ambientes "normais" e os "normais" tb crescem melhor convivendo com as diferenças...Oxalá consigamos mudar este nosso mundo. Em resposta ao comentário, ainda não me inscrevi no Núcleo de pais do Saeixal- Almada. Desleixo, mas vou fazê-lo brevemente, até porque posso muito ajudar na construção do edifício...pois é a minha área de trabalho. Um beijo grande

 
Às quinta ago. 24, 01:04:00 da tarde 2006 , Blogger Grilinha disse...

P.S: São lindos os teus filhotinhos !!! Bjs

 
Às quinta ago. 24, 03:35:00 da tarde 2006 , Blogger guga2004 disse...

Que bom ver cada vez mais meninos especiais como o teu a serem completamente inseridos no ambiente que os rodeia e a serem delizes.

bjs Sandra

 
Às quinta ago. 24, 05:12:00 da tarde 2006 , Blogger Mãezana disse...

Estou mesmo feliz! PArabéns por ti, Mae especial e..pela tua linda filhota e teu querido menino!

 
Às sexta ago. 25, 04:47:00 da manhã 2006 , Blogger Smas disse...

Que post tão doce! Que filhos tão lindos!
A tua filha é um doce, tão protectora do irmão!
Que linda mãe que tu és que tanta paz e esperança transmites nas tuas palavras.
Infelizmente há muitas pessoas que não aceitam a diferença e não a sabem explicar aos filhos.
Aqui perto de mim mora uma menina que tem Síndroma de Down e os chineses afastam-se dela e afastam os filhos dela como se ela tivesse uma doença contagiosa e a menina é um doce.
Bjs

 
Às sexta ago. 25, 01:32:00 da tarde 2006 , Blogger keridalindinha disse...

Ainda bem que o André tem uma mãe como tu, uma irmã que faz de mãe quando não estás! Eu assino em baixo do comentário da grilinha.
Bom fim de semana e beijinhos.

 
Às sábado ago. 26, 05:19:00 da manhã 2006 , Blogger *Quicas* disse...

Olá! Descobri o teu blog através de outro. Tens dois filhos lindos,e pela maneira como escreves percebo que o André tem muita sorte em te ter como mãe.
beijocas


www.a-minha-flor.blogspot.com

 
Às domingo ago. 27, 12:23:00 da manhã 2006 , Blogger . disse...

:) Os teus filhos são amados e amam-se um ao outro. Haverá lá poder mais unificador que esse sentimento? Com amor, todas as diferenças um dia deixarão de existir. Tu, como mãe, és a primeira a acreditar. Mesmo que, às vezes, te doa bem fundo quando presencias o que não gostas. Só de te ler apetece sorrir. Um beijo de luz

www.omeupequenobi.blogspot.com

 
Às domingo ago. 27, 04:48:00 da tarde 2006 , Anonymous Anónimo disse...

Ola,minha querida!
Que maravilha que são teus filhos!São lindos!
Como é bom para o teu filhote ter uma irmã tão prestativa.A s pessoas precisam se concientizar que existem diferenças e ensinar aos seus filhos.Só assim não haverá discriminação!
Parabéns,mama...es uma guerreira verdadeira e cheia da graça de Deus!
Tenho uma menina de 7 anos que é especial.É o meu tesouro!
beijos de Nani e Gigi.

 
Às segunda ago. 28, 05:33:00 da tarde 2006 , Blogger Joana disse...

Que bom teres dois filhos assim, que se amam e se respeitam. Sim, que tipo de adultos serão estas crianças que não aceitam diferenças..A culpa é dos pais, sem duvida, mas também há crianças que são "mázinhas". deus vos dê muita saude e muito amor! Joana

 
Às segunda set. 04, 12:32:00 da tarde 2006 , Blogger cloinca disse...

Só podias ter filhos muito, muito especiais!
Quem sai aos seus...
;)
Um beijinhos grande, sempre aqui para o que for preciso,
Cláudia

PS: a tua filhota é linda.. mas o teu André... tem um brilho tão, tão grande que nem há palavras para o descrever! É belo! De uma beleza única e muito especial!!!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial