terça-feira, novembro 21, 2006

Uma frase....




"A Catarina come na Escola".
Esta é uma das primeiras frases compostas do meu filhote.
Até agora o André consegue dizer muitas palavras.
Algumas por ele, outras a repetir o que nós dizemos.
Mas o máximo de palavras ditas por ele numa frase eram duas ou três.
Por exemplo:
"Já está"; Vamos piscina; Tou aqui;
Estas foram algumas das últimas conquistas.
Mas agora disse esta toda:
"A Catarina come na Escola"
Completa
Inteirinha.
E mais outra:
" O André vai com o avô na camioneta"
Que maravilha.
Ainda não dá para conversar com ele. Mas estamos a dar os passos necessários para isso.
Ás vezes penso que deve ser por isso que ele não mostra muito interesse em ler ou tentar escrever.
Acho que ele ainda não percebeu que há uma ligação entre a fala e a escrita.
Ele parece ter capacidade para decorar coisas diferentes, como por exemplo um sítio e até o que se faz nesse sítio.
Mas olhar para uma palavra e reconhecer é difícil.
Mas para mim, o essencial é a comunicação oral. Se ele conseguir falar bem, vai pelo menos conseguir fazer uma ponte entre o que pensa, o que sente e nós que estamos deste lado.
Vai por exemplo, poder verbalizar sensações que é outra coisa que ele ainda não faz muito.
No outro dia fiquei surpreendida.
Quando lhe abri a cama, puxei a colcha para os pés da cama e sai do quarto dele.
Quando voltei, estava ele a arrancar a colcha da cama e a atirar com ela para o chão. Ao sentir-me entrar disse: "Tenho calor". Visto que ele não se ia deitar ainda, fiquei muito contente, porque ele já estava a reconhecer e a prever algo que iria sentir, ou que tinha sentido na noite anterior.
O meu objectivo com ele?
Estabelecer mesmo um pequeno diálogo. É nisso que vamos trabalhar.
Outra dúvida que me assalta todos os anos?
O que lhe vou dar no Natal????
Filhote, dá lá uma ajuda. Não brincas com nada… só com a bola e isso já tens….

6 Comentários:

Às terça nov. 21, 09:22:00 da tarde 2006 , Blogger Curiosa disse...

Uma sugestão de uma companheira de lutas: brinca com ele à bola! E muito!!!!
:))))

 
Às quarta nov. 22, 05:02:00 da tarde 2006 , Blogger Grilinha disse...

Ai...não sei, eu quando era pequena divertia-me com qq coisa...bastava um tacho e com areia, já cozinhava, estás a ver? Hoje não gosto nada de cozinhar, eh,eh...Beijocas

 
Às quinta nov. 23, 12:48:00 da tarde 2006 , Blogger cloinca disse...

Essas pequenas GRANDES conquistas enchem-nos a alma!!
Que bom que ele já forma frases completas... agora é sempre a descobrir novas combinações... espero que ele se torne um tagarela muito em breve!!
Quanto a prendas... se ele já tem bola (claro)... que tal um daqueles kits que vendem na Toysr'us de balões e bomba de encher? um cesto de basket (se tiveres espaço) e a respectiva bola... um jogo de matraquilhos... aqueles jogos de bowling portateis... outra coisa que tenha bolas ou o seu formato, mas que o estimule de um modo diferente e o faça "mexer"!
Que tal?
Um beijão enorme para ti linda!!!

 
Às quinta nov. 23, 05:22:00 da tarde 2006 , Blogger LOBITAS disse...

Em primeiro lugar queria agradecer pelas tuas palavras.
Que bom que é saber que o André está a progredir tão bem na expressão, é muito bom, não tarda nada e está a dizer que vos ama muito.
Tudo de bom para a vossa alcateia

 
Às terça nov. 28, 01:15:00 da manhã 2006 , Anonymous Anónimo disse...

nao sei se recebeste o mail que mandei hoje.nao sei o que e que fiz,logo a seguir a manda-lo apaguei sem querer a tua mensagem e ja nao consegui recupera-la.Agradeço que me digas se o recebeste.Se nao te importares manda-me o teu e-mail.Obrigado!

 
Às quarta nov. 29, 01:09:00 da tarde 2006 , Anonymous Anónimo disse...

Claro que sim...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial